sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Photostory

O nosso vídeo do Photostory, foi realizado através de uma história já existente que tem como titulo "A Sara vai ter um irmãozinho". Esta obra relata a história de uma menina que recebeu a notícia de que iria ter um irmãozinho. Esta ficou radiante e na sua cabeça surgiram mil e uma questões sobre a gravidez que serão abordadas e respondidas ao longo da obra. Neste livro podemos encontrar as fases mais importantes de uma gravidez, como uma criança lida com a ideia de ir ter um irmão e a reacção e cuidados que esta tem quando este nasce e ao longo do seu desenvolvimento.
Esta história foi lida e resumida, retirando as partes mais importantes de cada página (uma frase) e as suas ilustrações. Para cada página do livro, construimos uma frase apartir do texto que nela se encontrava.
Pretendemos transmitir com esta história a mensagem de que ter um irmão mais novo é bom e trás muita alegria. O facto de uma criança poder acompanhar toda a gravidez da sua mãe, poder pegar o seu novo irmão ao colo, vê-lo crescer e cuidar dele é uma sensação única e magnífica.
As personagens principais desta história são, a Sara, o pai, a mãe e o Vicente, o seu novo irmãozinho. A Sara é uma personagem de extrema importância, pois é em volta dela que toda a história se desenrola. É esta personagem que transmite todas as sensações de ter um irmão mais novo, desde a alegria da notícia, aos ciúmes naturais que uma criança sente. Os pais também têm um papel muito importante, pois é na barriga da mãe da Sara que o seu irmãozinho está a ser gerado e é o seu pai que mais a apoia para que esta não sinta ciúmes. Quanto a Vicente é a personagem de quem mais se fala nesta história, pois é ele o bebé que Sara e os seus pais tanto anseiam.
Esta história quanto ao tempo da acção decorre durante o dia e o acontecimento principal – o nascimento do bebé – acontece numa manhã. Quanto ao espaço esta decorre em casa de Sara, no médico, na maternidade e no jardim.
Ao passar tudo isto para o Photostory, optámos por colocar todas as imagens retiradas da obra (todas as páginas do livro) e em cada uma delas constam as pequenas frases que construímos através do resumo. No fim decidimos colocar também uma música de fundo que tem como nome “Música para bebés”, retirada do Youtube.

Referências bibliográficas:
- "A Sara vai ter um irmãozinho", Borne Isabelle; Doinet, Mymi, Editora Civilização



1 comentário:

  1. Caras alunas,
    O vosso vídeo devia ter sido publicado directamente no blogue (ver Moodle) e devia estar contextualizado pelas várias fases de desenvolvimento, como pedido no enunciado desta tarefa. Por outro lado, o que devia ser publicado era o vídeo e não o projecto.
    O trabalho é efectuado com base em imagens de um livro e, uma vez que não conheço a história, parece-me que o trabalho está pouco cuidado, com legendas que se lêem com dificuldade.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar