A actividade dos nomes colectivos tem como objectivo dar a conhecer às crianças, ao mesmo tempo que verificamos o conhecimento das mesmas, em relação ao nome que se dá a um determinada conjunto de animais, ou seja, os nomes colectivos. É uma actividade de associação, onde as crianças devem associar a imagem dos animais aos nomes colectivos que lhe correspondem.
Na actividade da sopa de letras pretende-se que as crianças encontrem o nome comum de determinados animais, onde as estas desenvolvem a sua concentração e capacidade de visão para poder encontrar essas mesmas palavras, ao mesmo tempo que podemos verificar o conhecimento das mesmas relativamente aos vários tipos de animais que existem.
Na actividade das palavras cruzadas pretendemos que as crianças através das pistas que lhes damos consigam descobrir de que animal se trata. Nesta actividade podemos também verificar o conhecimento que as crianças têm relativamente aos animais e algumas das suas caracteristicas (onde vivem, os seus filhos, o seu corpo, etc.).
Na actividade da memória recorremos a imagens de famílias de animais, na medida em que as crianças têm que encontrar os pares, desenvolvendo assim a sua capacidade de memória.
Optámos também, pela actividade do feminino e do masculino dos animais, em que as crianças terão que associar através das imagens ou palavras qual o masculino e qual o feminino, formando assim o casal. Nesta actividade trabalhamos conceitos, como o masculino e o feminino.
E por último, realizámos uma actividade que se intitula por "Completar o texto", aqui iremos aprofundar os conhecimentos das crianças relativamente aos animais, neste caso sobre um animal específico, escolhido por nós que foi a ovelha.
Jogo
Actividade dos nosmes colectivos
Actividade de completar o texto
Actividade da memória
Actividade das palavras cruzadas
Actividade da sopa de letras
Actividade do feminino e masculino
Actividade da sopa de letras
Actividade do feminino e masculino
Caras alunas deixo-vos um comentários aos vossos jogos.
ResponderEliminarOs jogos não se iniciam com um ecrã informativo.
As fotos que representam a cáfila, a vara e a ninhada só têm dois elementos o que não me parece muito bom. O dicionário Priberam define ninhada como “Conjunto dos animais havidos de um parto“. Tomando como referência esta definição o conjunto de cachorros e o de pintos podiam ser ninhada. Cuidado com este tipo de problemas que os jogos não podem ter.
As dicas para completar as palavras em falta não são suficientes e podem levar o aluno a desistir (como me aconteceu).
No jogo de associação masculino feminino a palavra leão é a única que se inicia com letra minúscula. Atenção que o burro e a mula não são da mesma espécie.
Na mensagem de fim de jogo as palavras parabéns e família têm erros ortográficos.
O jogo de memória tem as imagens com dimensão muito pequena o que dificulta a identificação dos animais.
Na sopa de letras deve indicar-se um conjunto de pistas que permita identificar as palavras, pelos menos deve ser referida a quantidade de palavras a encontrar.
As palavras cruzadas têm as dicas das horizontais com um tipo de letra diferente das verticais. As dicas não são suficientemente claras para que se possa identificar o animal em causa. Sugestão: consultem definições dos animais em vários locais da Internet. Por exemplo, com a definição “tem quatro patas e tem carapaça” podemos identificar o cágado e a tartaruga. A dica “tem cauda curta, as orelhas e as patas compridas” existem certamente muito animais.
Cumprimentos
Rosário